SyntaxHighlighter

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Como passar no Exame de Certificação de Testes Foundation da ISTQB/BSTQB (CTFL) de primeira like a boss ou like a Messi

Aqui temos algumas dicas e macetes para passar no Exame de Certificação Nível Foundation (CTFL) da BSTQB/ISTQB.
Bem, fazendo pela BSTQB, em português,o resultado demora 6 dias para ser divulgado, já se fizer na ISTQB o resultado sai na hora... por acaso alguém já conhece a piada sobre o Inferno Brasileiro? é quase a mesma coisa.
  1. Estude todo o Syllabus do Foundations. Vamos cobrir, ou pelo menos tentar, todo o Syllabus em nosso  Blog. Os Tópicos, 5 no total, são explicados de maneira própria dentro de cada assunto e suas terminologias que caem normalmente no exame.
  2. Após ler todo o conteúdo do Syllabus corretamente, faça alguns simulados e responda à questionários. Você pode fazer alguns aqui. Uma outra dica muito importante: Nunca estude inicialmente pelos simulados, isso pode causar mais confusão do que auxílio, tente seguir à risca essa receitinha de bolo, que você vai se dar bem.
  3. Fazer o simulado te dará uma idéia dos tópicos que vão precisar de mais atenção. Também vai te ajudar a entender as diferentes perguntas que são feitas.
  4. Após resolver algumas questões dos questionários ou simulados, volte ao Syllabus e leia-o novamente. Sim, isso mesmo, leia-o novamente, é muito importante.
  5. Isso vai te ajudar a entender os tópicos e as terminologias de uma forma melhor e você terá uma melhor compreensão dos tópicos.
  6. Você também pode fazer uma lista de terminologias e as definições que caem normalmente no Exame, através dos simulados.
  7. Você precisar ter bastante atenção à alguns tópicos como teste de Caixa Preta (Partição de Equivalência, Análise de Valor Limite), teste de Caixa Branca, teste de Cobertura e Tipos de Cobertura com cobertura de Declaração, cobertura de Decisão e cobertura por Condição.
  8. Após ler todo o syllabus duas vezes e resolver alguns questionários, tente fazer um simulado dentro do tempo de prova, ou seja, 40 questões dentro de 60 minutos.
  9. Isso significa que você terá 1,5 minutos,ou um minuto e meio, para responder cada questão. Esse tempo é suficiente para resolver perguntas de múltipla escolha.
  10. Candidatos conseguem se preparar em até dois meses ou menos, mesmo trabalhando e com suas esposas a TPM. 
Algumas dicas à respeito das questões do exame:

  1. As questões são apresentadas de um modo em que todas as opções são bastante parecidas. Então, é muito importante, estar relaxado e ler a questão e suas opções com muito cuidado..
  2. Se você encontrar mais de uma resposta correta, então comece eliminando as óbvias, após fazer isso, foque-se na terminologia ou definição ou resposta e então faça a marcação correta.
  3. Leia a questão duas ou três vezes e tente compreendê-la. Existem algumas palavras na questão que precisam de maior atenção como "NÃO", "NUNCA","TODOS","TUDO" e etc.
  4. Após responder as questões do simulado, verifique as suas respostas e veja a sua pontuação. Você precisa resolver 26 questões corretamente, no mínimo, para passar no exame.
Desde que você tenha lido todo o Syllabus por duas ou três vezes e resolvido 20 à 30 questionários em um tempo estimado. Eu acho que você está pronto para fazer o exame e passar de primeira Like a Boss.
Mas, se mesmo assim você não se sentir seguro, você pode fazer um curso excelente aqui

E aí, você vai me perguntar:
- Gabriel, e o Teste de Caixa Cinza, o famigerado Grey Box?
E eu vou responder com o maior prazer:
- Grande amigo, esse negócio de Grey é coisa de Teoria da Conspiração, Área 51, isso é com o pessoal do Arquivo X. E agora tem umas Testers ai que só querem saber de 50 Testes de Caixa Cinza... melhor a gente não tocar muito nesse assunto não... Véi na boa! Isso nem está na documentação da ISTQB, porque Grey Test é um híbrido tipo o Chupacabras,Optimus Prime... essas coisas!
E mais uma vez: The treta has planted!
Fonte: ISTQB

Nenhum comentário :

Postar um comentário