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segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Qual o significado de Defeito, Bug ou Erro e Falhas em Teste de Software?

Um regrinha rápida para compreender:
1) Erro é cometido por um ser humano
2) um Defeito é gerado no Sistema, quando programado de forma errada.
3) Falha é o que é retornado para o usuário através de um aviso na tela.
4) Bug é quando uma grande quantidade de erros, defeitos ou falhas são encontrados no Software. 
Para evitar essa dor de cabeça quando o seu Produto de Software for entregue, é muito útil que se use o Teste de Software, como já dissemos, durante todo o seu ALM.
Agora, vamos de definição.

Definição:
  • Um defeito é um erro ou um bug, dentro da aplicação quando ela é criada. Um desenvolvedor quando está modelando e construindo o Sistema, pode cometer enganos ou erro. Esses enganos ou erros significam que existem falhas no Sistema, tais falhas são chamadas de defeitos.
  • Quando o resultado atual desvia do resultado esperado durante os testes então isso é um defeito. Consequentemente, qualquer desvio da especificação mencionado no Documento de Especificação funcional do produto é considerado um defeto. Em empresas diferentes isso é frequentemente chamado de bug, issue, problema ou incidente.
  • Quando a Produto final não supre a expectativa do usuario final ou não respeita os Requistos Modelados, então isso resultado em um Bug ou Defeito. Esses defeitos, ou bug, ocorrem porque houve um erro de lógica ou erro no código que resulta em uma falha ou resultado imprevisivel ou imprevisto.
Informações adicionais sobre Defeitos/Bugs:

Quando uma aplicação ou um Produto de Software é testado, se um grande número de defeitos são encontrados então ela é considerada "Bugada" ou que contém um "Bug".
Quando um testador encontra um Bug ou um Defeito,é necessário informar sobre os mesmos com os desenvolvedores. Para tal, ele coloca tais defeitos em um Relatório detalhando os passos efetuados até chegar no defeito encontrado, esse Relatório tem vários nomes: Relatório de Bugs, Relatório de Issues, Relatório de Defeitos, Relatório de Problemas e etc.
Este Relatório consiste, basicamente, em conter a seguinte informação:
  • ID do Defeito – Todo Bug ou Defeito tem um número de identificação único.
  • Descrição do Defeito – A explicação sobre o que foi encontrado.
  • Versão do Produto – A versão do Produto, aplicação, no qual o defeito é encontrado.
  • Detalhes Passo a passo – Os passos detalhados do problema com prints de tela anexados para que os desenvolvedores possam simular o mesmo em seu ambiente.
  • Data do Ocorrido – A data de quando o Bug foi encontrado e relatado.
  • Reportado Por – As informações do Testador que encontrou e reportou o Problema, tais como o nome e o Id do Testador.
  • Estado – O Estado do defeito como: Novo, Encaminhado à alguém, Aberto, Retestado, Verificação, Fechado, Falho, Igorado ou Deferred e etc.
  • Corrigido por – Os detalhes do desenvolvedor que corrigiu o defeito como Id e Nome do Desenvolvedor.
  • Data de Finalização – A data em que o defeito foi resolvido e a entrada finalizada.
  • Severidade – Baseado na severidade (Crítica, Principal, Menor), nos diz sobre o impacto do defeito ou bug na aplicação.
  • Prioridade – Baseado em um conjunto de prioridades (Alta, Média, Baixa), a ordem de corrigir o defeito pode ser dada.
Fonte: ISTQB